Campanhas da Fraternidade

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

Disponível texto base da Campanha da Fraternidade


A Campanha da Fraternidade deste ano traz como tema a Saúde Pública e nos convida a refletir sobre a realidade da saúde pública no Brasil. O lema, "que a saúde se difunda sobre a terra" (Eclo 38,8), é um convite para tenhamos um respeito maior pela vida e busquemos viver o paradigma do cuidado a exemplo do próprio Jesus que sempre esteve ao lado dos mais pobres, dos doentes, dos mais necessitados e excluídos.

Nesse sentido é importante que nós católicos conheçamos as propostas do texto base da CF, o qual se encontra disponível para download. Agora você pode ter acesso ao conteúdo produzido pela CNBB. O documento está dividido em três partes principais: ver, julgar e agir. Na parte do ver encontramos um breve panorama da realidade da saúde pública no país e a importância do SUS para a democratização do acesso à saúde. Já na segunda parte temos textos que refletem à luz da palavra de Deus a questão da saúde. E na terceira parte nos são apresentadas propostas e apontamentos de ações para serem realizadas no âmbito da campanha.

Vale a pena conferir.

O texto está disponível também no site da CNBB. Ver link: http://www.cnbb.org.br/site/campanhas/fraternidade

SEMINÁRIO DIOCESANO DA CF 2011


A Diocese de Brejo estará promovendo no dia 04 de junho de 2011 um seminário para discutir os impactos ambientais e suas consequências na região do Baixo Parnaíba com delegações vindas de todos os municípios que compõem a nossa igreja diocesana. 
O evento tem como objetivo: Contribuir na mobilização das comunidades cristãs desta diocese favorecendo a conscientização dos seus membros e das pessoas de boa vontade motivando-as a criar e participar de debates e ações que visam o enfrentamento do problema e preservação das condições de vida na região do Baixo Parnaíba e em todo o planeta.
O Tema: Fraternidade e a Vida no Baixo Parnaíba e o Lema: "A criação no Baixo Parnaíba geme em dores de parto"(Rm 8,22), é um convite para expandir as reflexões acerca da Campanha da Fraternidade 2011 em nossa diocese. O evento acontecerá no Auditório do Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) Rurais em Brejo (bairro Santo Antônio) no horário das 8:00 às 17 horas.


Dr. Barreto Júnior - Promotor da Secretaria do Ministério Público de Meio Ambiente
Profª. Maristela - Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Palestrantes: Dr. Alexandre Soares - Procurador da República

A Campanha da Fraternidade 2011 tem como tema: "Fraternidade e a vida no planeta" e como lema: " A criação geme em dores de parto" (Rm, 8, 22).
Nos dias 12 e 13 de fevereiro, foi realizado um encontro de formação em Brejo para a CF 2011. Clique aqui e veja o relatório do encontro.

Faremos o lançamento e palestras nas regiões da paróquia para promover a CF 2011.
Em breve teremos novidades.