segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Mensagem de Natal de Dom Valdeci

                                       


                                        Natal: grande presente na pequenez do Menino Deus!


Caríssimos padres, religiosos, religiosas, leigos, leigas e seminaristas


Cada ano celebramos o natal festa da esperança, festa da alegria, pois temos a certeza de que Deus tem misericórdia do seu povo  enviando o seu filho para manifestar sua glória no meio de nós.

Maria e José caminham para Belém a fim de serem reconhecidos como cidadãos perante a lei, porém sofrem por não encontrar espaço no meio social o que nos faz pensar  em tantas Marias  e Josés, que sofrem pela ausência de acolhimento, para verem reconhecidos os seus direitos, parece que para o pobre não há lugar. Falta escola digna, faltam postos de saúde com qualidade, falta terra para trabalhar, falta espaço para nossos jovens, falta salário digno para que não haja tanto sofrimento nas famílias.

No entanto, a festa do natal nos faz pensar que diante da ausência e indiferença dos homens no compromisso com a vida, Deus na sua bondade se faz presente de maneira simples e humilde entre nós por meio do seu Filho Jesus Cristo. Ele é presente na vida dos excluídos e nasceu em Belém que significa “casa do pão”, lugar de encontro, de partilha e de solidariedade. Este gesto nos revela que Deus é capaz de transformar as estribarias lugar dos animais, na casa de seu filho amado, pois, para Deus nada é impossível.

Portanto, a exemplo dos pastores, pessoas não bem vistas na sociedade, ouçamos a voz do anjo de Deus: “não tenhas medo”!.  Esta mensagem deve nos levar a ser firmes e corajosos para nos comprometermos na luta pela dignidade da vida. Este compromisso nos leva ao encontro de Jesus nas crianças sem registros, nas mulheres humilhadas, nos homens que ainda são escravizados, nos jovens excluídos, nas mães que veem os seus filhos morrerem mesmo antes de nascerem por falta de uma boa assistência médica, nas comunidades tradicionais, ribeirinhas, quilombolas, pescadores que não tem seus territórios reconhecidos. Natal é esperança é alegria, “porque nasce para nós um menino, foi nos dado um filho, conselheiro admirável, Deus forte, pai dos tempos futuros, príncipe da paz”. (Is 9,5).

Juntemos as nossas vozes às dos anjos para louvar a Deus pelo nascimento do seu filho e por tantos homens e mulheres que já vivenciam o compromisso com a justiça e a paz na nossa Diocese no baixo Parnaíba.

           Feliz Natal e um próximo ano de 2014 de justiça e solidariedade!


                              Com a Bênção de Deus.

                       ______________________________________
                           Dom José Valdeci Santos Mendes
                                    Bispo diocesano    



Nenhum comentário:

Postar um comentário