terça-feira, 23 de abril de 2013

Paróquia realiza primeiro retiro missionário


Entre os dias 19 e 21 de abril a Paróquia Santo Antônio realizou o primeiro Retiro das Santas Missões Populares. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Pedro Novais e contou com a presença de aproximadamente 100 missionários representantes das comunidades, setores, grupos, movimentos pastorais. A assessoria ficou por conta da irmã Ângela, de Brejo, diácono Claudio Mendes, de Tutoia, Manoelzinho, de Santana do Maranhão e de Lourdinha, de Tutoia.
Irmã Ângela

A abertura aconteceu no dia 19, sexta-feira, à noite, com a acolhida dos missionários. Pela manhã do dia seguinte Ir. Ângela falou sobre a vida de Jesus na Galileia e a situação social, política e econômica daquela região no tempo de Jesus, fazendo uma relação com os dias atuais. A irmã enfatizou a situação de exploração, em especial a das mulheres daquele tempo.

Dácono Claudio Mendes
No sábado à tarde, foi a vez do diácono Claudio Mendes. Ele discorreu sobre a o Documento de Aparecida e a Ação Evangelizadora da Igreja. Dom Valdeci também esteve presente. Ele havia acabado de chegar de Aparecida do Norte (SP), onde participou da Assembleia dos Bispos do Brasil. O bispo enfatizou a importância do engajamento missionário e apresentou a oração e os três principais objetivos das Santas Missões Populares na Diocese de Brejo. (Ver final do texto).
Dom José Valdeci

Na noite de sábado foi realizada a adoração e vigília missionária. Na oportunidade, os participantes leram e assinaram o termo de compromisso com as SMP, num gesto simbólico.

No domingo, de manhã cedo, aconteceu a Missa na Igreja Mãe do Salvador e em seguida a caminhada missionária rumo ao local do retiro. Nessa manhã o assessor Manoelzinho explicou sobre a espiritualidade missionária, incentivando os participantes a se engajarem cada vez mais na caminhada cristã.

OBJETIVOS DAS SANTAS MISSÕES POPULARES

Ø  Crescer cada vez mais no seguimento de Jesus, através do estudo dos evangelhos, para amá-Lo e segui-Lo; e para testemunhar o seu Reino a todos, com gratuidade e dedicação.

Ø  Fazer crescer cada vez mais em qualidade e quantidade a caminhada das CEBs, fortalecendo nas pastorais e movimentos o espírito missionário e a vivencia da comunhão, indo ao encontro das pessoas mais afastadas, mais necessitadas, dando atenção especial à juventude.

Ø  Trabalhar junto com todas as forças vivas da região do Baixo Parnaíba para construir uma sociedade justa e fraterna, combatendo males e vícios, proporcionando assim, vida e dignidade para todos.

   ORAÇÃO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES

Ó Deus, Pai de bondade, criador de todas as coisas, enviai o vosso Espírito Santo para motivar a nossa Diocese de Brejo na realização das Santas Missões Populares. Concedei-nos o mesmo ardor, convicção e entusiasmo missionário para caminharmos em estado permanente de missão na promoção da vida humana e de toda a criação.

Desperta em nós, missionários e missionárias, o desejo de partilhar com as famílias a vivência do amor, da justiça e da paz. Que os nossos pensamentos e gestos sejam os mesmos de Jesus Cristo. Que possamos ver Jesus nos nossos irmãos e irmãs.

Renovai nossa fé para que vivamos em comunhão com toda a Igreja. Que o nosso anúncio no Baixo Parnaíba seja alegre, profético e aqueça os corações das pessoas, de modo especial da nossa juventude.

Ó Virgem da Conceição, intercedei junto ao vosso Filho por todos nós, discípulos, discípulas, missionários e missionárias, para que possamos realizar este projeto das Santas Missões Populares como obra da evangelização na vivência do Reino de Deus entre nós, com a intercessão de nossos padroeiros e padroeiras. Amém! Assim seja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário