terça-feira, 20 de março de 2012

Cruz Peregrina da JMJ e Ícone de Nossa Senhora estarão em São Bernardo dia 03 de abril

Logo Oficial da JMJ 2013
 A cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora passarão pela diocese de Brejo nos dias 03 e 04 de abril. A primeira cidade da diocese a receber os símbolos religiosos será Coelho Neto, no dia 03 de abril, pela manhã. No mesmo dia segue para São Bernardo. A chegada está prevista para as 15h, onde permanece até as 18h. A concentração acontece na Praça de Eventos da Cidade. Na programação está prevista a acolhida, caminhada até a praça da Igreja Matriz, onde acontece as apresentações dos jovens das paróquia ali presentes, celebração da Santa Missa e queima de fogos. Estarão reunidos em São Bernardo os católicos da cidade anfitriã e também de Araioses, Tutoia, Água Doce, Paulino Neves, Magalhães de Almeida e Santa Quitéria.

De São Bernardo, a Cruz e o ícone seguem para Brejo, onde será feita uma vigília durante toda a noite. No dia seguinte vão para chapadinha e Urbano Santos. E no dia dia 5, os símbolos serão entregues à Diocese de Coroatá.

Um comitiva composta pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Valdeci, e jovens acompanhrão os símbolos por toda a diocese.

A Cruz da JMJ foi entregue aos jovens de todo o mundo em abril de 1984, por ocasião do enceramento do Ano Santo, promulgado pelo Papa da época e agora beato, João Paulo II. A cruz ficou exposta na Praça de São Pedro entre março de 1983 e abril de 1984. Desde que foi entregue aos jovens, a cruz peregrina já percorreu vários países do mundo, como símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Em 2003, João Paulo II doou o segundo símbolo aos jovens. Trata-se do ícone de Nossa Senhora, uma réplica da imagem de Maria, encontrada na primeira basílica para Maria Mãe de Deus, sendo então incorporado às peregrinações com a cruz.

No Brasil, a peregrinação acontece por todas as dioceses até chegar, em julho de 2013, à cidade do Rio de Janeiro, sede da Jornada Mundial da Juventude.

As JMJ acontecem desde 1986 e foram idealizadas pelo Papa João Paulo II. Em uma carta ao cardeal Eduardo Francisco Pironio, João Paulo II afirma: “O principal objetivo das Jornadas é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.” As JMJ são realizadas a cada dois ou três anos reunindo milhares de pessoas em uma semana de eventos para os jovens e com os jovens e com a presença do Papa.

A primeira Jornada Mundial da Juventude foi sediada em Roma - Itália (1986).  De lá para cá, aconteceu nas cidades de Buenos Aires - Argentina (1987), Santiago de Compostela - Espanha (1989), Czestochowa - Polônia (1991), Denver - Estados Unidos (1993), Manila - Filipinas (1995), Paris - França (1997), Roma - Itália (2000, Jubileu), Toronto - Canadá (2002), Colônia - Alemanha (2005), Sidney - Austrália (2008) e Madri – Espanha (2011).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário