segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

"AI DE NÓS SE NÃO PREGARMOS O EVANGELHO!"

Benedito Antônio Bueno de Almeida, ssp
Na segunda leitura de hoje (1Cor 9,16-19.22-23), Paulo dá verdadeiro testemunho da sua vocação como pregador do evangelho. Um testemunho de entrega e serviço a um trabalho que não oferece títulos de glória nem privilégios. Um ofício gratuito e desinteressado. Trata-se da missão de todo cristão consciente da sua participação na edificação do reino.
Paulo tinha consciência da sua missão na Igreja. Tinha um desejo ardente de levar a Palavra às pessoas do seu tempo. E fez isso com grande fervor e entusiasmo. Realizou seu trabalho não como um meio de ganhar a vida, mas como um encargo que lhe foi confiado (cf. 1Cor 9,17). Não esperava um salário pelo seu trabalho, pois o fazia de graça. Para isso se tornou escravo de todos.
Essa missão não foi somente do apóstolo, mas é de todos os batizados e batizadas. Nem todos têm o dom de pregar, por exemplo. Mas esta não é a única maneira de comunicar e viver o evangelho. Há uma diversidade de tarefas e funções na comunidade, e há também uma diversidade de talentos e capacidades, dos quais as pastorais e os movimentos são sinais. O importante é servir. Não devemos nos preocupar com os privilégios e as glórias que determinada função pode nos trazer. É preciso ser humildes e simples. O que deve aparecer é o reino de Deus. Se aparecemos mais do que nossas ações, é momento de refletir e mudar.
Somos convidados a fazer tudo pela palavra de Deus. Essa disposição tem de nascer do coração. É fruto do mais profundo amor pelo evangelho. Para tanto, é necessário viver profundamente os ensinamentos da Palavra e, com sabedoria, dar nossa contribuição. Todos receberam o encargo de comunicar o evangelho. Lembremos que o mais importante é nosso testemunho. Isso vale mais do que mil palavras. Que o exemplo do apóstolo Paulo ilumine nossas práticas de discípulos e discípulas do Mestre. Salário não há. Mas teremos algo incalculável: ter parte no evangelho. Isto é, participar da glória de Deus. Ai de nós se não pregarmos o evangelho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário