terça-feira, 30 de agosto de 2011

VI Encontro de Comunidades


Cartaz do VI Encontro de Comunidades do Baixo Parnaíba Maranhense


Entre os dias 25 e 28 de agosto, foi realizado em Barreirinhas o VI Encontro de Comunidades do Baixo Parnaíba. As atividades aconteceram nas ruas, no módulo esportivo e na quadra esportiva da cidade. O evento foi promovido pelo Fórum em Defesa do Baixo Parnaíba Maranhense, juntamente com outras entidades como sindicatos, movimentos sociais, igrejas, associações, dentre outras. Houve também o apoio da prefeitura de Barreirinhas, que ajudou na infraestrutura do evento, e das famílias da cidade que hospedaram os participantes.

A Paróquia Santo Antônio foi representada no encontro por cinco delegados: Pe. Oriosvaldo, Maria dos Remédios (Apostolado da Oração), Nerilva (Melancias) Sebastião (Canaã) e José Claudio (Alto do Cedro).

O encontro teve como tema “O protagonismo das comunidades na defesa da vida no Baixo Parnaíba maranhense”.  O objetivo, de acordo com a cartilha do encontro, é compartilhar as experiências e dialogar sobre os temas de maior importância para a caminhada do povo, discutido o protagonismo das comunidades na defesa da vida na região.

Aproximadamente 315 pessoas dos municípios do Baixo Parnaíba e outras regiões estiveram presentes no encontro, que também contou com a participação do bispo da diocese de Brejo, Dom José Valdeci.

O padre e sociólogo João Maria também esteve presente no encontro, onde realizou uma palestra. Ele explicou o sentido da palavra protagonismo, (do grego: agente principal) destacando, assim, as comunidades como agentes principais na história do Baixo Parnaíba maranhense. João Maria também lembrou a história dos indígenas da região e da luta popular das comunidades. Segundo ele, a história é contada do ponto de vista das elites, que menosprezam os menos favorecidos como os indígenas e as comunidades pobres.  “Nós defendemos um protagosnismo coletivo, onde tem luar para todas as pessoas. Todas elas fazem parte deste coletivo que busca a vida”, salientou.

A programação do encontro contou com caminhada, palestra, homenagens às companheiras e companheiros de comunidade, oficinas temáticas, noite cultural, dentre outras atividades. As oficinas contemplaram as áreas da saúde, educação, assistência social, meio ambiente, política agrícola, política agrária, segurança pública, cultura, turismo, pesca e direitos humanos.
Os encontros de comunidades são realizados desde 2004 e tiveram edições nos municípios de Santa Quitéria (2004 e 2005), Mata Roma (2006), Paulino Neves (2007) e Buriti (2009), sendo o último em Barreirinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário