segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Encontro de formação para a Campanha da Fraternidade 2011

Dom Valdeci deu início à palestra (foto: Francisco Lima)
       A diocese de Brejo promoveu entre os dias 12 e 13 de fevereiro o encontro de formação para a Campanha da Fraternidade 2011, que este ano tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e como lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22). O encontro aconteceu em Brejo, no Centro de Formação e contou com a presença de nosso bispo Dom Valdeci juntamente com 12 das 16 paróquias da diocese. O objetivo principal foi motivar as paróquias a trabalhar de forma prática e planejada e em conjunto o tema deste ano.
        A paróquia Santo Antônio esteve representada pelo secretário paroquial, José Claudio, e pelo irmão da comunidade Canaã, Sebastião Ambrósio.
        O encontro foi dividido em três etapas: “ver julgar e agir”. Na primeira parte a assembleia refletiu sobre situação do clima no mundo e temas correlatos como aquecimento global, poluição, desmatamento.
        Também foi abordada a questão do agronegócio e da plantação do eucalipto na região do Baixo Parnaíba, situação que tem gerado, além da devastação ambiental, conflitos com as populações locais que querem ver seus direitos pelo trabalho e pela terrra garantidos.
       Dom Valdeci falou da importância da CF no calendário da igreja. "A campanha da fraternidade é uma prática da igreja, sempre um momento forte na época da quaresma, mas que depois vai o ano todo.  Ela nos traz sempre temas importantes que a sociedade está debatendo". 
       A respeito da CF deste ano, ele enfatizou a amplitude do tema não só para a igreja, mas para todo o mundo. "Estamos vendo cada vez mais o desmatamento, a poluição dos rios. Então, esta tomada de consciência para zelar pela criação de Deus e ao mesmo tempo nós como pessoas somos continuadores dessa obra. Isso é de grande importância para todos nós", ponderou o bispo.
        Representantes de várias comunidades deram seus depoimentos contando a situação a que estão submetidos e o que já fizeram para mudar. Muitos tiveram que lutar para não ser expulsos de suas terras como foi o caso do Edson, líder de uma associação na comunidade Pacuti, em Brejo. Ele conta que os moradores de sua comunidade tiveram que lutar por sete anos para não ser despejados da terra onde moraram desde que nasceram.
        Outro morador, conhecido como Natal, relatou que sua comunidade vem sofrendo perseguições da suposta dona do terreno. O mesmo contou que teve sua casa queimada, mas mesmo assim está resistindo.
        Na parte do “julgar”, foram formados grupos para refletir pontos do texto base da CF 2011, à luz da palavra de Deus.
        Dia 13 a assembleia apresentou propostas para trabalhar a Campanha da Fraternidade a nível diocesano, paroquial e comunitário.
        Entre as propostas para a diocese estão: a escolha de uma equipe executiva para a CF 2011, o mapeamento das áreas atingidas pelo desmatamento no Baixo Parnaíba, a criação de um blog diocesano para a divulgação das ações da CF 2011 nas paróquias e a promoção de um seminário para discutir com os vários setores da sociedade alternativas de enfrentamento às ameaças ao meio ambiente na região da diocese.
        Uma das representantes da paróquia de Duque Bacelar, Noemir Souza, levou como sugestão usar os meios de comunicação em especial o rádio, para promover a campanha da fraternidade. Ela é colaboradora da rádio comunitária de sua cidade. "Nós vamos usar spots e todos os recursos disponíveis para trabalhar a conscientização do povo. Vamos mostrar que devemos tomar atitudes que não prejudiquem o planeta, como, por exemplo, evitar o uso de sacolas descartáveis, de copos descartáveis, não jogar papel no chão, cuidar do seu  lixo. Essa mudança tem que começar de casa", falou entusiasmada.


Ao final do encontro todos saíram motivados para trabalhar em suas paróquias por um meio ambiente mais saudável e por um mundo melhor.
Cartaz e objetivos da CF 2011

Momento de Oração


Símbolos usados no encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário