quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Festejo de São Sebastião será na igreja Santo Antônio


Em reunião na noite de ontem, na igreja Mãe do Salvador, os paroquianos representantes de setores, movimentos e pastorais, juntamente com o padre Oriosvaldo decidiram que festejo de São Sebastião ficará na igreja Santo Antônio. O acordo saiu após o padre propor a construção de uma concha acústica e um local pra abrigar os fiéis na praça da igreja. A proposta, no entanto, fica condicionada ao compromisso de todos trabalharem em prol do projeto. “Se não houver compromisso e trabalho para construirmos o projeto, a festejo virá para igreja Mãe do Salvador”, declarou o padre.

A partir de 2011 deverá ser formulado o projeto para que nos próximos anos a festa de São Sebastião continue acontecendo nas proximidades da igreja Santo Antônio.

O festejo estava previsto para acontecer na igreja Mãe do Salvador, devido a estrutura da igreja Santo Antônio não acomodar todos os fiéis durante as novenas, fazendo com que a festa acontecesse na praça e não na igreja. A proposta obteve adesão de muitos fiéis, mas também ganhou a resistência de outros, o que gerou uma polêmica em torno do assunto.

O padre divulgou uma nota de esclarecimento explicando os motivos da mudança, entre os quais estaria preservar a dignidade do culto que estava sendo prejudicada nas missas campais na praça sob o risco constante das chuvas do mês de janeiro e também dos insetos que ficavam em torno do altar. Mesmo assim a polêmica continuou.

Houve uma proposta de construção de uma igreja para São Sebastião, com o apoio da prefeitura. Mas também seria necessário construí-la em um outro local, o que mudaria de qualquer forma o lugar das celebrações.

Com a nova ideia, mantêm-se a tradição, a dignidade do culto e a unidade da Igreja. O padre deixou claro que não mudou sua posição para agradar um ou outro grupo, mas porque surgiu uma ideia que concilia todos os interesses. “Se eu quisesse trazer o festejo pra igreja Mãe do Salvador eu o traria, porque tenho autoridade para isso. Inclusive o bispo me deu o seu aval. Mas estamos mudando porque temos um projeto que é muito bom, que é fruto do diálogo e da luz do Espírito Santo.

Na reunião também ficou decidido alguns pontos da organização do festejo como a abertura, que será com uma procissão luminosa saindo do início da Avenida GeTúlio Vargas até a igreja Santo Antônio, e os prêmios que serão colocados no bingo.

Em breve divulgaremos a programação do Festejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário