terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bispo visita Magalhães de Almeida

O novo bispo de Brejo, Dom José Valdeci Santos Mendes, visitou neste último fim de semana a paróquia de Magalhães de Almeida pela primeira vez. Dom Valdeci foi recebido na sexta-feira (12/11) com um café da manhã, onde estiveram presentes o prefeito da cidade, Neto Carvalho, a secretária de educação, Alaíde Carvalho, dentre outras autoridades civis e também os representantes de setores e agentes de pastoral da paróquia. Magalhães de Almeida é a primeira paróquia da diocese de Brejo em que D. Valdeci realiza a crisma.


Durante a visita, o bispo ministrou palestras para os crismandos da sede e das comunidades de Melancias, Alto do cedro e Bacuri.

Dom Valdeci se mostrou contente com a receptividade e com o trabalho dos catequsitas da nossa paróquia. "Pra mim eu acho muito importante, sobretudo, valioso este despertar dos catequistas na sua humildade, na sua simplicidade, mas se colocando nessa inteira disponibilidade e também como a vida da comunidade. Também a convivência, por exemplo, ontem, o café da manhã onde tinha várias pessoas. É nessa experiência de comunhão que nós crescemos, na medida em que a gente vivencia esta fraternidade", disse.

No sábado à noite foi realizada a crisma na comunidade Melancias. Domingo, dia 14 pela manhã, foi vez dos crismandos de Alto do Cedro e Bacuri receberem o sacramento da confirmação na comunidade Bacuri. E à noite, em Missa solene, o bispo crismou em Magalhães de Almeida. Após a missa, foi realizado um jantar comunitário para os crismados, pais e padrinhos, juntamente com o bispo e o pároco, Pe. Oriosvaldo.


O bispo destacou a importância do sacramento da confirmação para a comunidade: "a crisma na comunidade é um momento de alegria, mas, sobretudo, um momento de esperança na caminhada da comunidade. Os crismados são aqueles que deverão dar testemunho e ajudar na caminhada da comunidade e na missão". Ele também enfatizou que "o crismado é aquele maduro na fé, e assim ele é capaz e é chamado a dar esse testemunho na comunidade, evangelizado, anunciando, fazendo esse papel de discípulos e discípulas de Jesus Cristo".







Nenhum comentário:

Postar um comentário