segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Novo bispo toma posse em Brejo

Dom José Valdeci
     Tomou posse, no último sábado dia 29 de agosto, o novo bispo da diocese de Brejo, dom José Valdeci Santos Mendes. A missa de posse foi precedida por uma caminhada saindo da praça Nossa Senhora de Fátima até a Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Dom Valter e dom Valdeci seguiram de caminhote saudando a multidão de católicos que participava da caminhada.
     Durante o percurso, dom Valdeci recebeu do Prefeito de Brejo, José Farias de Castro, num ato simbólico, a chave da cidade. O momento também teve homenagens a dom Valter e saudações ao novo bispo.
Dom Valter e dom Valdeci
     Uma multidão de católicos lotou a praça da Catedral para receber dom Valdeci. Caravanas das paróquias da diocese de Brejo e outras dioceses vizinhas vieram prestigiar a posse do novo bispo. Ao final da cerimônia, houve saudações a dom Valdeci e também homenagens a dom Valter Carrijo, que se despede do comando da diocese.
     A missa de posse contou com a presença bispos de várias dioceses do Maranhão, entre eles: dom Belizário, da arquidiocese de São Luís, e dom Reinaldo Pünder, bispo de Coroatá.
     Dom Belizário agradeceu a dom Valter pelos 21 anos à frente da diocese de Brejo e pela contribuição ao Regional Nordeste 5 e deu boas vindas a dom Valdeci. Já dom Reinaldo prestou agradecimentos a dom Valdeci pelo trabalho realizado na diocese de Coroatá. O bispo ressaltou que a tristeza de estar perdendo um padre é recompensada pela alegria de ter um bispo escolhido de sua diocese. Dom Reinaldo também lembrou a vida dura de dom Valdeci antes de entrar no seminário e se mostrou feliz por ter feito parte da história do novo bispo.
     Representando o clero da diocese de Brejo, os padres Isaque (Tutoia) e Jovanês (Coelho Neto) saudaram o novo pastor da diocese. Padre Isaque apresentou um panorama da situação política, social e religiosa da diocese, reafirmando o apoio do clero diocesano ao novo pastor.
Multidão lota praça da Catedral N. S. da Conceição
     Paroquianos de Arari (MA) vieram se despedir de dom Valdeci, seu ex-pároco, e lhe prestaram calorosas homenagens.
     Ao final da celebração, dom Valdeci fez um breve discurso, em que agradeceu o apoio de todos e chamou atenção para a necessidade do trabalho conjunto em favor da justiça e dos pobres. Em alusão seu lema: “o bom pastor dá sua vida pela suas ovelhas”, o bispo ressaltou que o bom pastor é Jesus Cristo, ao qual toda a Igreja deve seguir.
     Além das autoridades religiosas, estiveram presentes na missa de posse autoridades civis de Brejo e região, entre eles: o deputado estadual Marcos Caldas, o prefeito de Brejo José Farias de Castro, o prefeito de São Bernardo Coriolando Almeida, as prefeitas de Araioses, Luciana Félix, e de Anapurus, Tina Monteles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário