sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Diocese de Brejo se prepara para receber seu novo bispo

A Diocese de Brejo se prepara com grande entusiasmo para, no dia 28 de agosto, receber seu mais novo pastor, Dom José Valdeci dos Santos Mendes. No dia 5 de maio deste ano, o então padre José Valdeci foi nomeado pelo Papa Bento XVI para exercer o episcopado na diocese de Brejo, recebendo o título de Monsenhor até a ordenação.
O novo bispo será ordenado dia 21 de agosto na cidade de Arari-MA, sua atual paróquia, em cerimônia que começa às 16h. No dia 28, a partir das 17h, será realizada a cerimônia de posse na cidade de Brejo, sede do seu episcopado.
Nascido na cidade de Coroatá-MA, Monsenhor José Valdeci, 48 anos, estudou filosofia e teologia no CETEMA, atual Instituto de Ensino Superior do Maranhão (IESMA) e foi ordenado padre em 11 de setembro de 1994. Ele também é licenciado em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e tem especialização em bíblia pelo Instituto de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, em Belo Horizonte (MG). Monsenhor José Valdeci exerceu o seu presbitério na diocese de Coroatá (MA). De 1994 a 2001, foi vigário paroquial e pároco da paróquia de São Mateus e da paróquia de Nossa senhora da Conceição, em Alto Alegre, de 1995 a 2001. Ele também é membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da diocese de Coroatá, assessor diocesano da pastoral familiar e coordenador diocesano de pastoral.

Com Dom Valdeci, Brejo recebe seu terceiro bispo. Criada em 14 de setembro de 1971 pela Constituição Apostólica “Pro Apostólico” do Papa Paulo VI, a diocese de Brejo foi desmembrada do território da arquidiocese de São Luís, tendo como seu primeiro bispo Dom Afonso de Oliveira Lima. Com o lema “Duc in Altum” (Conduzir ao alto), Dom Afonso tomou posse em 29 de novembro de 1971 e governou a diocese por quase 20 anos. Além do trabalho pastoral, Dom Afonso deixou como legado a Igreja de Fátima, o Centro Dioscesano, o Seminário Diocesano e as terras hoje pertencentes à diocese de Brejo.
Aos 25 de setembro de 1991 tomou posse Dom Valter Carrijo, que já havia sido nomeado bispo coadjutor em 18 de janeiro de 1989 e ordenado em 15 de abril de 1989. Dom Valter tinha como lema : “Veni ut vitam habeant.” (Eu vim para que todos tenham vida – Jo 10,10). Nos seus 19 anos de episcopado, Dom Valter procurou despertar no seu rebanho as virtudes dos primeiros cristãos, tendo como fundamento principal o amor.
Com seu lema: “Bonus pastor animam suam ponit pro ovibus” (O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas – Jo 10,11), Dom José Valdeci chega com o desafio de dar continuidade ao trabalho de seus antecessores e conduzir a diocese pelos caminhos do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário