segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Paróquia se reúne em assembleia


    Nos dias 04 a 07 deste mês foi realizada, na igreja Mãe do Salvador, a Assembleia Paroquial de Magalhães de Almeida. aproximadamente 50 delegados das comunidades, movimentos e pastorais se reuniram para, juntamente com o pároco Pe. Oriosvaldo Bezerra, definir as diretrizes e objetivos da paróquia para este ano de 2010.
    O evento contou com a assessoria de José Vale, de Barreirinhas (MA), um dos grandes representantes das comunidades eclesiais de base (CEBs) do Maranhão.
    Uma missa solene, no dia 4, marcou a abertura da Assembleia. No dia seguinte, os participantes discutiram a realidade da Paróquia no âmbito pastoral e social e fizeram um estudo sobre o evangelho de Mateus, sob a orientação de José Vale.
    No terceiro dia, Vale fez uma breve apresentação sobre a V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, reunião de bispos ocorrida na cidade de Aparecida do Norte (SP), entre os dias 13 e 31 de maio de 2007. O encontro resultou num documento síntese, o Documento de Aparecida.  Vale abordou o tópico onde os bispos relatam a preferência da igreja pelos pobres, ressaltando a importância de se trabalhar esse documento nas comunidades e grupos da paróquia. Na parte da tarde foram apresentadas as metas de trabalho definidas pelos delegados para este ano na paróquia.
    De acordo com as questões apresentadas, os participantes definiram como objetivo geral: "Queremos ser igreja, presença de Deus que liberta; comunidade de discípulos e missionários de Jesus Cristo, vivendo o amor, numa relação de proximidade com os pobres, fazendo de nossa paróquia casa e escola de comunhão".
    Uma das grandes preocupações da assembleia foi a necessidade de maior formação no campo da liturgia, do estudo bíblico, da catequese, da eucaristia e do batismo. Outro ponto abordado no encontro foi o anseio de reativar as pastorais da juventude, da criança e da família.
    No último dia, a assembleia definiu o calendário para o primeiro quadrimestre do ano, onde ficou acordado reuniões mensais entre as comunidades de cada uma das seis regiões da paróquia e reuniões bimestrais com todos os coordenadores e o pároco. Na oportunidade, também foram definidas as missas, nas comunidades e sede, para o período quaresmal e pascal.
    A assembleia foi encerrada às 12h do dia 7 com um almoço de confraternização no centro catequético da paróquia. 
    Durante o encontro pôde se constatar o desejo das comunidades, movimentos e pastorais de dinamizar o trabalho de evangelização na paróquia de Magalhães de Almeida, buscando, sobretudo, a vivência da comunhão, da partilha e do amor, para uma sociedade mais justa e fraterna.


José Claudio Costa





Nenhum comentário:

Postar um comentário